top of page
Search

Os velhinhos e o Coronavirus


Às vezes, eu tenho a sensação de que o coronavirus colocou todo mundo nu, em frente uns dos outros, e não há mais como esconder quem realmente somos. Os reclamões estão reclamando, os raivosos estão gritando, os compreensivos estão promovendo a harmonia e as crianças, ah, essas estão só sendo crianças mesmo. 😊


Agora, o que falar dos velhinhos?


Comecei a notar os sintomas da rebeldia em meus próprios pais.


_ Pai, mãe, eu estou na China e sei que, daqui a pouco, os cinco casos do Brasil vão virar milhares. Vocês não podem sair de casa mais! Precisam usar máscara!

_ Calma, aqui não vai ser assim. Se eu usar máscara, vão achar que estou doente. Amanhã, preciso ir ao cabelereiro.

_ Cabelereiro não! Cabelereiro não!!!


Com o tempo, fui percebendo outros amigos reclamando que os pais teimavam em ir ao mercado e se recusavam a ficar em casa.


Depois, foram surgindo áudios sobre o assunto, sendo o mais engraçado de todos o do “Walking Velho”. O cara que gravou o áudio, com o maior bom humor, se pergunta o que está acontecendo com os velhinhos brasileiros. Ele diz que parece que eles estão ouvindo um zumbido; como se houvesse um encantador de velhinhos, chamando todo mundo para a rua. E não adianta tentar impedir, porque eles se uniram e um protege o outro. No final, vamos todos morrer, menos os velhinhos que dominarão o mundo!


Brincadeiras à parte, fiquei, que nem no caso do papel higiênico, me perguntando o que estaria acontecendo.


Mais uma vez, busquei inspiração nos meus pais. Eles já estão com mais de 80 anos, nasceram no século XX e estão firmes e fortes no século XXI. Sabem o que isso significa? Que já viveram muitas, mas muitas tragédias mundiais.


A Segunda Guerra Mundial; a bomba nuclear em Hiroshima e Nagasaki; a construção do Muro de Berlim; a Guerra Fria; a derrubada das Torres Gêmeas; o vírus Ebola; a AIDS; tsunamis, terremotos, crises econômicas como a de 2008, isso para citar apenas alguns eventos marcantes.


Vocês acham que um coronavirus vai amedrontar quem já passou por tudo isso?


Agora, pensem nas tragédias pessoais de cada um. Nesta idade, eles já perderam os pais e alguns, infelizmente, já passaram pela experiência de perder um filho. Já ficaram muito doentes; provavelmente já quase morreram do coração ou de pneumonia ou de câncer. Podem já ter caído e fraturado alguma parte do corpo; podem já ter perdido o emprego e, pior, podem já ter perdido o companheiro ou companheira de uma vida inteira.


Vocês acham que um coronavrius vai amedrontar quem já passou por tudo isso?


Somos nós, que amamos esses velhinhos com todas as nossas forças, e que ainda não experimentamos as dores da vida em quantidade suficiente para ficarmos calejados, que tememos por eles.


Acho que o cara do áudio tem razão: a continuar pelo nosso desespero diante do coronavirus e a tranquilidade deles, os velhinhos dominarão o mundo!


SE VOCÊ TEM MAIS DE 60 ANOS (apesar de já ter passado por bons bocados), POR FAVOR, FIQUE EM CASA.

73 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page